quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Quando perdemos o controle...

  Eu não sei se você já sentiu esta sensação, mas eu sinceramente espero que eu não esteja neste barco sozinho. É estranho, é desconfortável... 
Quando olho para trás eu sinto que eu era mais interessante. Eu tinha o controle das situações, as palavras certas pra dizer e o melhor, o controle - na maioria das vezes - do meu próprio emocional, do meu próprio eu. Não sei se por que quando a gente cresce as situações embaraçadas se potencializam de uma tal forma a ponto de você perder o controle delas ou talvez realmente erramos em algum ponto. Não sei... eu só me sinto extremamente atingido. Eu não estou vivendo aquilo que eu esperava pra mim, e sonhava quando eu era um moleque.
  Pela ordem natural, imagino eu, quando crescemos devemos aprender a encarar as perdas de forma mais clara, madura. Mas, o que é maturidade quando se trata da dor da perda? Será mesmo que a maturidade está em ignorar o fato que você perdeu? 

  Eu perdi...
  Mas, por outro lado, existem coisas que não mudam, não é verdade? Passam-se anos e anos e continuamos com a velha crença no ser humano. Não estou dizendo que isto está errado. Se for pra não acreditar mais em ninguém não teríamos motivos nenhum em viver, conviver... mas, existe um momento em toda crença que é o momento do choque. É o momento do "Opa! Não esperava por isto". Permita-me ser mais claro: acreditar em algo envolve riscos de se decepcionar se suas expectativas não são alcançadas. Da mesma forma é acreditar em alguém...
  E não me venha com esta teoria de que podemos não criar expectativas demais. Nós somos seres humanos, e, em algum momento de nossas vidas (se não o tempo todo) estamos confiantes em alguma coisa ou alguém. Queremos acreditar que as pessoas nos tratarão da mesma forma que a tratamos. Queremos acreditar que as coisas vão dar frutos rápidos e suficientes o bastante comparado as sementes que plantamos. Queremos acreditar que nossa maturidade nos ajudará a encarar a vida de peito aberto. 
  Não quero te decepcionar, até por que a vida se encarrega disto, ok? Tudo que eu quero, neste texto, é que você entenda que perder o controle, ainda que seja difícil, é uma oportunidade de retorno. Sabe, tem vezes que seguir a vida também é parar e respirar. Você é humano, precisa se reorganizar, se equilibrar. Se perdeu o controle, não se desespere pra colocar as coisas no eixo. Seja o seu eixo. O momento de parada é momento de reflexão. Continuar andando,  sem saber pra onde está indo, é correr o risco de percorrer um caminho que não é teu. É correr o risco de se perder mais. E tudo que não podemos perder nessa vida é tempo por conta de pessoas e situações que já tomaram nosso tempo demais. 
 Um dia encontrarei meu caminho. Enquanto isto, desejo que encontre o teu.  

Matheus Araujo Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário